quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Como surge o Estresse?


O estresse é um processo. Não surge num “passe de mágica”. O seu desenvolvimento vai depender da resistência psicológica do indivíduo, da sua personalidade, do seu modo de perceber as coisas que se passam à sua volta. Pode ser rápido ou longo. Não é apenas uma situação à parte que leva o indivíduo ao estresse, mas sim uma sucessão de situações tensas.

Cada indivíduo tem um caminho para enfrentar o estresse. Para isso, é importante identificá-lo para saber como lidar com ele.

De um modo geral, o estresse caracteriza-se nas fases a seguir:

1ª Fase:

O indivíduo não percebe o que se passa dentro dele. É um movimento inconsciente. Ele pode se mostrar mal humorado, agressivo, inquieto. É uma fase ameaçadora, mas, por meio da conscientização, o indivíduo pode perceber que o seu organismo está tendo reações estranhas. É o momento de agir, lutando para combater o perigo e para que o organismo volte ao seu ritmo normal.

2ª Fase:

A tendência do organismo é adaptar-se e permitir que esse estado de desequilíbrio permaneça, podendo os sintomas iniciais se agravarem, favorecendo um quadro permanente de tensão. É a fase em que, se o indivíduo não tomar conhecimento e resistir, o estresse pode instalar-se. De qualquer forma, ainda é o momento de alerta, no qual o indivíduo tem a oportunidade de voltar ao seu estado normal.

3ª Fase

Se ocorrer um estado de tensão permanente e surgirem novos fatores estressantes, o organismo provavelmente terá uma queda das suas defesas naturais, enfraquecendo e, ficando vulnerável ao surgimento de várias doenças. Pode ocorrer, ainda, uma desordem psíquica, afetando a mente do indivíduo.



Manifestações do Estresse

Sabe-se, hoje, que o indivíduo ainda no útero, já recebe influências do seu meio ambiente. Ao nascer, o seu primeiro contato com o mundo já representa um corte, um rompimento: ele tem de ter “forças” para viver. A partir daí, ele vai se relacionar diretamente com o seu ambiente, recebendo dele marcas que influenciarão no desenvolvimento de sua personalidade.

Está claro que os fatores externos e internos atuam no universo do indivíduo.

São fatores externos: seu meio ambiente, seu tipo de vida, as condições familiares, a escolha e o local de trabalho, as circunstâncias em que exerce a profissão, características desse trabalho, tempo que permanece nele, tarefas que lhe são atribuídas, além dos problemas em relação à locomoção, como tempo, tipo, qualidade e problemas ocasionais.

Quanto aos fatores internos, pode-se citar a relação do indivíduo com o meio em que vive, como enfrenta as dificuldades e mudanças no trabalho, suas limitações, etc. Nesse sentido, a necessidade de controles externos pode gerar no indivíduo alterações no seu estado emocional. O seu modo de ver e pensar exercerão grande influência no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso pode levar o indivíduo a um desgaste emocional.

Dessa forma, pode-se relacionar as principais causas que levam o indivíduo ao estresse.



http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/alegria/estresse/surgimento.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário